Viagem no Comboio da Biodiversidade
13 Março

Ana Alcântara
Assessora do Vice-Presidente e Vereador dos Pelouros do Ambiente e da Educação da Câmara Municipal de Sintra

"O obrigado é nosso, pela oportunidade de vivenciar a biodiversidade na dupla acepção da expressão, mas visando um objectivo uno: a preservação, a promoção e a valorização do que é biodiverso e do seu inestimável contributo para o bem-estar da natureza e do tanto de que ela se faz. A diversidade humana, de idades, de proveniências profissionais, certamente também de personalidades e de expectativas, deixaram-nos a certeza do quanto se pode fazer com as vontades de todos. Terem-nos proporcionado essa experiência chamada Comboio da Biodiversidade, pela irreprensível organização, pela originalidade da estratégia, pela comunhão de propósitos, fez crescer em cada um a determinação em concentrar os nossos esforços, cada qual à sua medida, nesse propósito para o que a consagração de 2010 como Ano Internacional oferece um pretexto incontornável. Um bem-hajam por isso e por tudo!"


Gabriel Osório de Barros
Assessor do Grupo Parlamentar do CDS-PP

"Em nome do Grupo Parlamentar do CDS-PP, agradeço o convite que nos endereçaram para participarmos no "Comboio da Biodiversidade". Consideramos esta iniciativa do maior interesse, dado que foi o ponto de partida para uma série de actividades culturais, no âmbito do Ano Internacional da Biodiversidade. Estamos certos de que estas irão certamente cativar e sensibilizar as pessoas para muitos dos problemas que se colocam actualmente ao nível da biodiversidade, essencialmente a extinção de espécies e a destruição de ecossistemas. Como escreveu Stavros Dimas, "parar a perda de biodiversidade é uma absoluta prioridade para a União Europeia e um objectivo essencial para a Humanidade". O Museu Nacional de História Natural e o Centro de Biologia Ambiental, principais entidades da Universidade de Lisboa dedicadas à investigação da biodiversidade, divulgação científica e educação ambiental, conseguiram com esta actividade alertar para a necessidade de conhecer e proteger as espécies que existem em todo o país. Estou certo de que as iniciativas que se seguem conseguirão a tão necessária mobilização da população em geral. Tomámos também boa nota do facto de o "Comboio da Biodiversidade" ter como um dos seus objectivos específicos apoiar a candidatura da Arrábida a Património Mundial da UNESCO. Parabéns pela iniciativa e votos dos maiores sucessos na prossecução dos objectivos a que se propõem. Sem mais de momento, despeço-me com os melhores cumprimentos."


Margarida Retorta

"Não quero deixar de lhe dar os parabéns pela organização deste evento ! Obrigada por me ter permitido participar neste dia tão rico em actividades agradáveis e interessantes. Penso que todos os cidadãos deveriam ter a consciência do que é a Biodiversidade, pelo que a informação/comunicação à população assumem um papel muito importante. Com os meus melhores cumprimentos e até breve"




Outras informações:

Fotos

Quinta de El Carmen

Artigo "Comboio da biodiversidade", por Luísa Schmidt

Programa detalhado


 


 

Bioeventos no Facebook

Torne-se amigo dos Bioeventos,
clicando aqui

Links relacionados:

Museu Nacional História Natural

Centro Biologia Ambiental

Comité Português Para a Biodiversidade

International Year of Biodiversity 2010

Biodiversity4 all

Tagis