Conferencistas dos Bioeventos 2010


Prof. Michael Rosensweig

Michael Rosensweig é Professor na Universidade do Arizona (EUA), onde fundou o Departmento de Ecologia e Biologia Evolutiva. Para além de ter influenciado toda uma geração de biólogos com as suas teorias em Ecologia e Dinâmica Populacional, este cientista de renome internacional está também envolvido em várias comissões ligadas ao Ambiente, nomeadamente comissões da Academia das Ciências dos Estados Unidos, para desenvolver indicadores de qualidade ambiental ou para identificar os principais desafios associados às ciências do ambiente. Foi ainda o fundador do conceito de Ecologia da Reconciliação, que pretende desenvolver formas de conservar a vida selvagem em ambientes modificados pelo ser humano.
http://eebweb.arizona.edu/faculty/mlro/

Prof. Jonathan Marks
Jonathan Marks é Professor no Departmento de Antropologia da Universidade de Charlotte (Carolina do Norte, EUA). Os seus principais interesses cobrem as áreas da Evolução Humana, conceito de raça, estudos críticos da genética humana e Antropologia da Ciência. Crítico acérrimo do ‘racismo científico’, dedica uma parte importante da sua investigação a estudos da diversidade humana, defendendo que ‘raça’ não é um conceito natural, mas envolve uma negociação entre variação biológica e diferenças perceptíveis. Tem inúmeras publicações científicas, e escreveu 4 livros, incluindo o provocativo ‘Why I Am Not a Scientist’.
http://personal.uncc.edu/jmarks/

Doutora Ana Rodrigues
Ana Rodrigues licenciou-se em Biologia na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa em 1996, tendo depois realizado o mestrado em Matemática Aplicada às Ciências Biológicas no Instituto Superior Técnico e o Doutoramento em Biologia da Conservação na Universidade de Sheffield (Inglaterra). É investigadora no Departamento de Dinâmica dos Sistemas Ecológicos, do Centro de Ecologia Funcional e Evolutiva do CNRS, desde 2009. Os seus interesses de investigação situam-se na interface entre a Ecologia e a Biologia da Conservação, analisando os padrões de diversidade espacial como tema unificante. Apesar da sua juventude tem um elevado número de publicações em revistas de renome internacional sobre o assunto.
http://www.cefe.cnrs.fr/ecopop/Ana_Rodrigues.htm

Prof. Pierre-Henry Gouyon
Pierre-Henry Gouyon é Professor no Museu Nacional de História Natural de Paris e na ‘Sciences PO Paris’ (antiga Escola Livre das Ciências Políticas). É ainda membro de diversos comités e comissões científicas francesas de elevada relevância quer em temáticas científicas quer de cidadania. Os seus principais interesses de investigação são o estudo dos mecanismos evolutivos numa perspectiva genética e ecológica. Publicou diversos livros e um elevado numero de artigos em revistas científicas conceituadas. Tem uma participação muito activa em conferências e debates respeitantes à relação ciência-sociedade em geral, e em particular no referente à cultura de plantas transgénicas e às consequências sociais da teoria Neo-Darwiniana sobre a percepção do ser vivo.
http://www2.mnhn.fr/oseb/spip/GOUYON-Pierre-Henri

Prof. Ilka Hanski
Ilka Henski é Professor na Universidade de Helsínquia, tendo iniciado em 1992 o Grupo de Investigação em Metapopulações. As suas principais temáticas de investigação envolvem a regulação populacional, a dinâmica cíclica populacional, mecanismos de coexistência em comunidades e biologia metapopulacional. Tem realizado entre outros projectos estudos a longo prazo na borboleta Melitaea cinxia (espécie ameaçada na Finlândia) e desde 2003 estuda a radiação adaptativa de escaravelhos coprófagos em Madagascar. Em particular tem estudado o impacto da deflorestação e fragmentação de habitat em termos de conservação da biodiversidade.
http://www.helsinki.fi/science/metapop/People/Ilkka.htm

Prof. Pier Luigi Nimis
Pier Luigi Nimis é Professor na Universidade de Trieste (Itália), sendo Director do Departamento de Biologia, e Presidente da Sociedade de Liquens de Itália. Começou a sua carreira no projecto do banco de dados nacionais para a flora e vegetação italiana. Mais tarde dedicou-se a estudos de fitogeografia e organização de bancos de dados de líquenes. Presentemente, juntamente com L. Malyshev, coordena um projecto internacional para o desenvolvimento de um banco de dados fitogeográficos da Sibéria.
http://www.bgbm.fu-berlin.de/BioCISE/TheProject/Members/Nimis.htm

Prof. Aaron Bernstein
Aaron Bernstein é investigador do Centro para a Saúde e Ambiente Global (CHGE) na Escola Médica de Harvard (Estados Unidos da América). A sua investigação centra-se nas dimensões da saúde pública face às alterações globais (alterações climáticas e perda de biodiversidade), com o objectivo de promover uma melhor compreensão destes fenónemos por parte dos decisores políticos, educadores e sociedade civil. Neste âmbito tem proferido conferências em todo o mundo e publicado diversos artigos científicos, merecendo especial destaque o livro ‘Sustaining Life: How Human health Depends on Biodiversity’ que publicou em colaboração com Eric Chivian, prémio Nobel da Paz em 1985 pelos esforços desenvolvidos no destaque das implicações de conflitos nucleares para a saúde à escala global. http://chge.med.harvard.edu/about/faculty/bernstein.html

Prof. Craig Moritz
Craig Moritz é Professor na Universidade da Califórnia, Berkeley (EUA), sendo Director do Museu de Zoologia de Vertebrados. A sua investigação centra-se na utilização de ferramentas moleculares para estudar diversas temáticas em Ecologia e Evolução, como estudos de processos populacionais actuais e históricos em várias escalas de tempo e espaço, o efeito de alterações de habitat na distribuição e biodiversidade da fauna e a melhoria de técnicas moleculares para utilização em estudos de Biologia da Conservação. Dedica muita da sua investigação actual a analisar formas de combinar dados de variação molecular com dados de demografia e distribuição de modo a inferir processos populacionais no espaço e no tempo.
http://ib.berkeley.edu/labs/moritz/

 



 


Bioeventos no Facebook

Torne-se amigo dos Bioeventos,
clicando aqui

Links relacionados:

Museu Nacional História Natural

Centro Biologia Ambiental

Comité Português Para a Biodiversidade

International Year of Biodiversity 2010

Biodiversity4 all

Tagis