2011: Ano das Estações da Biodiversidade

Ao fim de mais de dois anos de preparação, o projecto da Rede Nacional de Estações da Biodiversidade da responsabilidade do Tagis - Centro de Conservação das Borboletas de Portugal e do Museu Nacional de História Natural vai entrar na fase final de implementação das estações no terreno. Actualmente apenas foi inaugurada a Estação da Biodiversidade do Parque Biológico de Vinhais, onde os visitantes irão encontrar uma série de painéis de informação colocados em pontos estratégicos do parque, que os vão ajudar a identificar e conhecer melhor diversas espécies características, com destaque para libélulas, borboletas e plantas.

Do trabalho de campo realizado para a elaboração dos conteúdos dos painéis, bem como da amostragem mensal das borboletas diurnas, foi criado um banco de imagens (com mais de 14000 fotos), uma colecção de insectos e um herbário. De acordo com o inventário da biodiversidade já efectuado é possível observar, na rede de estações da biodiversidade, pelo menos 967 espécies (554 plantas, 363 insectos e 50 espécies pertencentes a outros grupos taxonómicos).

Neste ano contamos com a criação de 32 novas estações de norte a sul do país, estando a maioria delas localizada na rede Natura 2000 (ver mapa). Com o apoio do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA grants), através do Fundo ONG-Compone Ambiente, estão asseguradas as inaugurações das seguintes estações: Carrazedo (Bragança), Campo Benfeito (Castro Daire), Vale do Bestança (Cinfães), Fóios (Sabugal), Souto da Casa (Fundão), Vale de Póios (Pombal), Monte Barata (Castelo Branco), Vale Gonçalinho (Castro Verde), Parque Natureza Noudar (Barrancos), Benafátima (Silves) e Barranco do Velho (Loulé). Da responsabilidade dos municípios aderentes ao projecto, está igualmente confirmada a criação das estações de Santa Combinha (Macedo de Cavaleiros), Dornes (Ferreira do Zêzere), Herdade de Cadouços e Mouriscas (Abrantes), Montejunto (Cadaval), Fluviário (Mora), Tôr (Loulé) e Ribeira de Alportel (São Brás de Alportel).

 

mapa

logo

Bioeventos no Facebook

Torne-se amigo dos Bioeventos,
clicando aqui

Links relacionados:

Museu Nacional História Natural

Centro Biologia Ambiental

Biodiversity4 all

Tagis